ESPECIALIDADES

Clínica médica, no Brasil também conhecida como Medicina Interna, é a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar. Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas, sendo a especialidade médica a partir da qual se diferenciaram todas as outras áreas clínicas como Cardiologia, Reumatologia, Endocrinologia, entre outras.

No Brasil, o especialista em clínica médica deve cumprir, além do curso de Medicina, dois anos de Residência médica em Clínica Médica.

O reumatologista pesquisa, investiga, diagnostica e define o tratamento de várias doenças principalmente as que causam dor nas articulações, músculos, ossos, tendões, bursas. Reumatismos de partes moles, doenças osteometabólicas, doenças autoimunes e autoinflamatórias e, principalmente, tratamento da dor crônica de uma maneira geral são as principais áreas de atuação da especialidade.

Devem procurar um reumatologista todas as pacientes que apresentem dores em coluna cervical, torácica e lombar, além de dores em membros superiores e inferiores, especialmente quando perduram por período superior a 3-4 semanas ou causarem prejuízos a atividades da vida diária.

Os principais exames solicitados na avaliação reumatológica são laboratório geral, auto-anticorpos, raios-X, ultrassonografia articular e ressonância magnética.

É a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam. As glândulas são órgãos do corpo humano que liberam os hormônios na corrente sanguínea. Já os hormônios, por sua vez, são substâncias que regulam o funcionamento de diversas funções do nosso organismo.

Quando uma glândula para de funcionar corretamente, causa uma série de problemas e é o endocrinologista o médico que irá auxiliar o paciente a reverter esse quadro.

Além disso, doenças relacionadas ao metabolismo também são tratadas por este profissional da medicina.

Cirurgia Geral

Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal , Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas.

Recentemente a Associação Médica Brasileira e o CFM reconheceram a Cirurgia Geral como especialidade e não apenas sendo pré-requisito para outras especialidades. Assim, atualmente o Cirurgião Geral é aquele habilitado e treinado para resolução das afecções cirúrgicas mais comuns, além de se dedicar à cirurgias laparoscópicas e a cirurgia do trauma da região abdominal.

O Cirurgião Pediátrico é profissional habilitado a lidar com crianças que necessitem diagnóstico e tratamento de doenças potencialmente cirúrgicas acometendo, entre outros, os tratos digestório (gastrocirurgia pediátrica), urinário (urologia pediátrica) e respiratório, sejam de caráter benigno ou maligno.
Para receber o título de especialista em Cirurgia Pediátrica, o médico precisa concluir Residência Médica em Cirurgia Geral e, depois, mais 3 anos específicos em Cirurgia Pediátrica.

Hoje, muitos procedimentos cirúrgicos em crianças podem ser realizados de forma minimamente invasiva, seja por videocirurgia ou assistido por robótica.

É a especialidade médica que se integra na área da Gerontologia com o instrumental específico para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.

Abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, demandando abordagens diferenciadas, assim como crianças e jovens apresentam especificidades que são tratadas pelo pediatra.

Geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas.

“Nós pediatras somos mais do que médicos, somos parceiros das crianças, adolescentes e suas famílias.”

Orientamos e acompanhamos todos os aspectos da saúde, como: alimentação, vacinas, desenvolvimento, comportamento, prevenção de agravos e de doenças e tratamento de tudo, quando se faz necessário.

A nossa relação com as famílias sempre é pautada na confiança, respeito e transparência.

A saúde das crianças e adolescentes merece muita atenção e cuidados, e nós temos um papel fundamental nessa prevenção, manutenção e detecção precoce de agravos.

Acreditamos que não somos nós que escolhemos a Pediatria, mas sim a Pediatra é que nos escolhe!

A neurocirurgia é a área da medicina responsável pelo tratamento cirúrgico das doenças do sistema nervoso central e periférico. Área abrangente, envolvendo doenças muito variadas que acometem crânio, cérebro, coluna vertebral e nervos, desde: traumatismos e suas consequências, tumores, acidentes vasculares encefálicos (hemorrágicos ou isquêmicos) e outros.

O neurocirurgião é treinado ao longo de sua formação para se utilizar do que existe de mais moderno em equipamentos e exames de imagem, além de muitas horas em centro cirúrgico, garantindo assim, a realização de procedimentos seguros e resolutivos.

Principais patologias acompanhadas pelo neurocirurgião:

  • Tumores do sistema nervoso

  • Aneurismas cerebrais

  • Hematomas cerebrais devido traumatismo craniano e suas consequências

  • Transtornos da coluna vertebral (estenose de canal, hérnias de disco, lombalgia)

  • Hidrocefalia

  • Malformações do sistema nervoso (mielomeningocele, encefalocele…)

A Fisiatria (também chamada de Medicina Física e Reabilitação) é uma especialidade médica que acompanha os pacientes que tiveram uma perda (ou diminuição) da funcionalidade por conta de uma lesão.

Uma das características da Fisiatria é a forma próxima com que se trabalha com a equipe multidisciplinar (fisioterapeuta, terapia ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, etc) e, além disso, realiza diversos procedimentos minimamente invasivos. Esses procedimentos podem ter dois objetivos: reduzir a dor músculo esquelética para dar melhor qualidade de vida e melhorar funcionalidade.

Ortopedia é a especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos músculos, dos tendões, articulações e ligamentos, e tudo o que relaciona-se ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas.

Enquanto traumatologia, lida com pacientes com lesões corporais resultantes de traumatismos do aparelho músculo-esquelético, focando-se porém em lesões ósseas e tendinosas da coluna, bacia e membros superiores e inferiores.

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos, seus nutrientes e sua ação em relação à saúde e doença. Tem como objetivo a busca do bem-estar e a preservação da saúde humana.

O nutricionista equilibra a dieta de forma a garantir o fornecimento adequado de todos nutrientes essenciais ao organismo. O plano alimentar é elaborado de forma individual, visto que cada indivíduo apresenta necessidades nutricionais específicas. É realizada uma análise de sinais, sintomas e características de cada paciente para que possa verificar a existência de carência ou excesso de nutrientes, bem como a correção desses desequilíbrios nutricionais.

Uma boa nutrição significa prevenção de doenças crônicas, vida saudável e qualidade de vida. Muitos problemas de saúde podem ser evitados através de uma alimentação saudável.